quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bullying




O assunto já foi comentado aqui na Confraria. Hoje me limito a noticiar o lançamento de um livro a respeito do assunto, de autoria do meu amigo Lélio Braga Calhau.

Promotor de Justiça Lélio Braga Calhau lança livro que trata sobre o fenômeno bullying

O lançamento será no dia 19 de novembro, em Belo Horizonte
O promotor de Justiça de Governador Valadares, Lélio Braga Calhau, lança o livro "Bullying: o que você precisa saber", na próxima quinta-feira, 19 de novembro, às 20 horas, na Livraria Leitura Megastore do BH Shopping.

Criminólogo há 13 anos, o promotor de Justiça Lélio Braga Calhau estuda fatores que concorrem para a ocorrência de crimes e deparou-se com o tema. "Uma das missões do Direito é a resolução dos conflitos", argumenta. "Resolver as situações de bullying é promover a paz social. É auxiliar as pessoas a serem felizes, sem explorar e sem serem exploradas pelos mais fortes", diz.

No livro o promotor explica o que difere esse fenômeno de uma simples brincadeira juvenil e esclarece sobre quais as penalidades a que estão sujeitos os praticantes do bullying.

"O livro "Bullying" é feito para leigos, para vítimas e seus familiares, professores, pedagogos, e para quem quer tentar minimizar o problema em sua comunidade", explica o promotor de Justiça. "Oriento também as vítimas sobre como devem agir na defesa de seus direitos", conclui.

Sobre o bullying
Bullying ou assédio moral são agressões repetitivas praticadas contra uma ou mais pessoas em situação de desequilíbrio de poder e com o objetivo direto de provocar sofrimento para a vítima. Pode ocorrer com atos de violência física, como tapas e socos ou agressões morais, como espalhar fofocas na internet, calúnias, difamações, entre outros.

Na maioria dos casos, as vítimas não fizeram nada. Foram escolhidas para serem sistematicamente humilhadas por motivos banais como ser novato no grupo, ter algum defeito físico, estar acima ou abaixo do peso ou, simplesmente, por se destacar de alguma forma.

O fenômeno bullying ocorre em escolas ou ambientes de trabalho e, agora, na esfera da Justiça tem sido identificado como uma espécie de assédio moral, passível, portanto, de penalidades.Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode entrar no site www.bullyingestoufora.blogspot.com.

Fonte: Jornal Hoje em Dia de 15.11.2009

Um comentário:

Mi W. disse...

Muito legal esse livro! Tenho bastante livros de bullying, é muito interessante até para poder ajudar!
beijos