segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto "Ficha Limpa" chegará ao Congresso amanhã!

Projeto de Lei de iniciativa popular que barra candidatura de políticos processados ou condenados será entregue ao Congresso Nacional nessa terça-feira. CONAMP participa da entrega.


28/09/2009 O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, do qual faz parte a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, realiza, nessa terça-feira (29), às 11h30, a entrega ao Congresso Nacional do Projeto de Lei de iniciativa popular que impede a candidatura de políticos processados ou condenados. O presidente da CONAMP, José Carlos Cosenzo, vai participar da entrega do Projeto de Lei.

Para enviar o PL ao Congresso, foram coletadas, por meio da campanha Ficha Limpa, 1 milhão e 300 mil assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro. A proposta altera a Lei complementar n.º 67/90, a chamada Lei de Inelegibilidades, para barrar a candidatura de políticos condenados (a partir da 1ª instância) ou que tenham processos em andamento ou, ainda, que tenham renunciado para fugir de cassações.

A partir das 09h30, haverá a concentração de membros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e da sociedade civil no gramado em frente ao Congresso. De lá, os participantes sairão em caminhada até o salão verde da Câmara. O ato simbólico vai contar com a presença de juristas, artistas e representantes das 43 entidades que compõem o Comitê Nacional do MCCE.

Entenda a campanha Ficha Limpa e o Projeto de Lei
No mesmo formato em que foi desenvolvida a campanha pela Lei 9.840/99 – a primeira de iniciativa popular do país e que combate a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa, também, por meio da iniciativa popular –, o MCCE pretende melhorar o cenário político brasileiro. Até agora, cerca de 700 políticos foram cassados com base na Lei 9.840 no Brasil. De acordo com o último levantamento feito pelo MCCE, com dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, até março de 2009, 357 prefeitos e vice-prefeitos tiveram seus mandatos cassados por compra de votos nas eleições de 2008.

Após dez anos de fiscalização da Lei 9.840, a sociedade percebeu que não basta só denunciar e cassar políticos corruptos, e sim que seria importante ir mais além e impedir que políticos com perfis inadequados participassem do processo eleitoral. Com a aprovação do novo Projeto de Lei de iniciativa popular proposto pela campanha Ficha Limpa, esses parlamentares cassados não poderiam se candidatar por um prazo de oito anos, dentre outras medidas.

O PL tem base no § 9° do artigo 14 da Constituição Federal, que determina ao Congresso a edição de lei complementar que estabeleça "outros casos de inelegibilidade (...), considerada a vida pregressa do candidato".

CONAMP
Assessoria de Comunicação
imprensa@conamp.org.br
61. 3314-1354 / 61. 8135-0944

3 comentários:

Carlos Vinicius disse...

Será um grande passo para que nossa política melhore e seja ocupada por cidadãos probos.

Abraço.

Sérgio Soares disse...

Pois é, agora é aguardar a aprovação. Não creio que os congressistas terão coragem de se posicionar contra o projeto, sendo importante neste momento o apoio da mídia.
Certamente alguém vai levantar suposta inconstitucionalidade, pois como já discutimos em outro tópico, por aqui o princípio da presunção da inocência tem um aspecto absurdamente gigantesco, sobrepondo-se a praticamente todas as demais regras constitucionais. A aplicação das regras de hermenêutica constitucional, no mais das vezes, são desprezadas...

Sérgio Soares disse...

É amigos, o Dep. Michel Temer, em entrevista concedida já na cerimônia de recebimento do projeto, afirmou que o mínimo seria a exigência de uma condenação por um tribunal, "órgão colegiado".
É impressionante o quanto estão desvalorizando o papel do Juiz, relegado a segundo plano, tratado sempre com ressalvas, como se pudesse ser facilmente manipulado por tudo e todos. Do MP nem vou falar, porque aí já é chover no molhado...
Creio que seria a hora da AMB tomar frente desta história também.